Nintendo 64 (com a grafia estilizada NINTENDO64, e abreviação N64), foi um console de videogame da quinta geração lançado pela empresa japonesa Nintendo, em 23 de junho de 1996 no Japão. Lançado como um console com gráficos de 64 bits.
Contava com três títulos de lançamento disponíveis: Super Mario 64, PilotWings 64 e Saikyou Habu Shogi. Nos EUA e no Brasil foi lançado simultaneamente em 29 de setembro de 1996,[3] e, em ambos os países, havia apenas dois títulos de lançamento disponíveis: Super Mario 64 e PilotWings; mas, enquanto nos EUA os títulos eram vendidos à parte, no Brasil, o console vinha com o cartucho de Super Mario 64 incluso.[3] Já quando foi lançado na Europa, em 1 de março de 1997, o console contou com sete jogos de lançamento: além de Super Mario 64 e PilotWings, havia Wayne Gretzky’s 3D Hockey, Cruis’n USA, Star Wars: Shadows of the Empire, FIFA Soccer 64 e Turok: Dinosaur Hunter.
Postagens relacionadas
Lançamento
Um pouco da história
Quatro vezes mais diversão

Cores fantásticas

Jogos

Principais Acessórios

Rumble Pak
Outro inovador (e arrepiante) primeiro da Nintendo. Insira o Rumble Pak na parte de trás do controle do Nintendo 64 e você sentirá o poder do Nintendo 64. Os jogos compatíveis enviam sinais para o Rumble Pak que envia um pequeno motor para dentro doido, sacudindo o Rumble Pak e todo o joypad em seu mão. Quanto maior for o evento na tela, mais forte será a sensação – e você só precisa de duas pilhas AAA para cerca de 50-60 horas de diversão com feedback de força.
Transfer Pak
Como o nome sugere, o Transfer Pak permite que dados, pontuações altas, personagens e outros dados sejam transferidos entre seus Game Boy Color Game Paks e Nintendo 64. Há pouca coisa que supere a emoção de transferir seu Pokémon do Game Boy para o Nintendo 64 e torcendo por eles enquanto se chocam com os monstros dos amigos em 3D de tirar o fôlego. Magia!
A lista completa é:
Nintendo 64 – Mario Golf, Mario Tennis, Mickey’s Speedway USA, Pokémon Stadium, Pokémon Stadium 2
Game Boy – Mario Golf, Mario Tennis, Mickey’s Speedway USA, Pokémon Vermelho, Azul, Amarelo, Ouro, Prata e Cristal.
Pacote de controle
A maioria dos jogos do Nintendo 64 salvam seu progresso direto no pacote de jogos, mas outros exigem o uso dessa peça inteligente de plástico e metal, o pacote de controle. Não é apenas obrigatório para alguns títulos, pois também pode ser usado como um extra opcional para salvar repetições de corridas e pontuações altas e, em seguida, recarregar os dados no Nintendo 64 de um amigo. Um pacote de controlador tem espaço para 123 ‘páginas’ de salvar os dados do jogo.
Pacote de Expansão
Títulos selecionados do Nintendo 64 oferecem visuais maiores, melhores e mais brilhantes quando o Expansion Pak é encaixado na parte superior do sistema. Mas isso é apenas metade da história. Esta pequena placa de tecnologia adiciona 4 megabytes de memória ao Nintendo 64, que os desenvolvedores podem explorar e aprimorar gráficos. Talvez o jogo contenha níveis mais massivos; talvez seus inimigos sejam mais inteligentes; talvez o som seja mais nítido. Seja qual for o caso, você pode ter certeza de que os jogos compatíveis com Expansion Pak oferecerão muito retorno para seu investimento. (O Expansion Pak não terá efeito em jogos não compatíveis).
Donkey Kong 64 e The Legend of Zelda: Majora’s Mask requerem o uso do Expansion Pak. Perfect Dark funciona em um modo restrito sem o Expansion Pak.
Detalhes técnicos
CPU | CPU RISC MIPS de 64 bits (série R4000 personalizada), Velocidade do clock: 93,75 MHz |
Coprocessador | RCP: SP (processador de som e gráfico) e DP (processador de desenho de pixels) incorporados, Velocidade do clock: 62,5 MHz |
Processamento Gráfico | Buffer Z, anti-aliasing, mapeamento de textura realista: interpolação de mapa MIP filtrado tri-linear, correção de perspectiva, mapeamento de ambiente |
Memória | RAMBUS D-RAM 36M bit, Velocidade de transferência: máximo de 4.500M bit / seg. |
Exibição | 256 x 224 ~ 640 x 480 pontos, suporte para modo entrelaçado sem tremulação |
Tamanho | Largura 260 mm, Profundidade 190 mm, Altura 73 mm |
Peso | 1,1 kg (2,42 lb.) |
Cor / Saída | Suporte para buffer de quadro em cores, saída de vídeo em cores de 21 bits |