Nintendo 64

Nintendo 64 (com a grafia estilizada NINTENDO64, e abreviação N64), foi um console de videogame da quinta geração lançado pela empresa japonesa Nintendo, em 23 de junho de 1996 no Japão. Lançado como um console com gráficos de 64 bits.

Contava com três títulos de lançamento disponíveis: Super Mario 64, PilotWings 64 e Saikyou Habu Shogi. Nos EUA e no Brasil foi lançado simultaneamente em 29 de setembro de 1996,[3] e, em ambos os países, havia apenas dois títulos de lançamento disponíveis: Super Mario 64 e PilotWings; mas, enquanto nos EUA os títulos eram vendidos à parte, no Brasil, o console vinha com o cartucho de Super Mario 64 incluso.[3] Já quando foi lançado na Europa, em 1 de março de 1997, o console contou com sete jogos de lançamento: além de Super Mario 64 e PilotWings, havia Wayne Gretzky’s 3D Hockey, Cruis’n USA, Star Wars: Shadows of the Empire, FIFA Soccer 64 e Turok: Dinosaur Hunter.

 

Postagens relacionadas

Lançamento

Embora seu legado tenha sido assegurado por alguns dos melhores jogos de console doméstico da história, é fácil esquecer o quão problemático foi o lançamento do N64. A espera era angustiante; já estava atrás do PlayStation rival da Sony no mercado por um ano, quando seu lançamento foi adiado por mais seis meses. E a decisão da Nintendo de ficar com a mídia de cartucho foi extremamente controversa. Isso minou o suporte de terceiros (que já estavam insatisfeitos com as altas taxas de licenciamento da empresa) e elevou os preços dos jogos a níveis recordes: Turok: Dinosaur Hunter, famoso por US $ 80, e era comum pagar £ 60 por jogos N64 em o Reino Unido. O suporte de software acabou quando os desenvolvedores migraram para a Sony; uma linha de lançamento lamentavelmente pequena foi seguida por uma seca de um ano e outra espera agonizante, por The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Por outro lado, o N64 era claramente poderoso – a solidez de sua renderização 3D impressionou na época – e seu estranho controlador em forma de tridente apresentou ao mundo os controles analógicos. Ah, e foi lançado com Super Mario 64, nada menos do que uma obra-prima visionária de design de jogos que explodiu as possibilidades dos jogos 3D..
 

Um pouco da história

As vendas vitalícias do Nintendo 64 foram respeitáveis ​​e mantiveram a pele da Nintendo no jogo durante um período de competição feroz em um mercado cujo livro de regras foi destruído pela Sony. Mas certamente foi um retrocesso para a Nintendo, e é justo dizer que suas relações com as editoras terceirizadas nunca se recuperaram da decisão fatídica de não vender jogos em disco. A Nintendo ainda está pagando o preço por essa mudança 20 anos depois, com o fraco suporte a jogos de terceiros dado em todos os seus consoles desde então. Para o bem e para o mal, este foi o início da Nintendo que ainda hoje reconhecemos: teimosa, orgulhosamente inovadora, um tanto marginalizada – e apostando tudo em jogos internos de qualidade ímpar.
 

Quatro vezes mais diversão

N64 quatro controles
Com a potência de 64 bits do Nintendo 64, os jogadores podem explorar arrebatadores mundos em 3D que são uma verdadeira explosão de cor, dançar com efeitos de iluminação em tempo real e agradar aos seus ouvidos com qualidade de som de CD.
 

Cores fantásticas

N64 cores
Com a potência de 64 bits da Nintendo 64, os jogadores podem explorar arrebatadores mundos em 3D que são uma verdadeira explosão de cor, dançar com efeitos de iluminação em tempo real e agradar aos seus ouvidos com qualidade de som de CD.
 

Jogos

N64 jogos
Ao longo dos anos, a Nintendo 64 tornou-se o habitat natural de clássicos do topo. Desde o inovador Super Mario 64 ao envolvente Legend of Zelda: Ocarina of Time, a coleção de mais de 300 jogos desta consola tem pura qualidade a correr-lhe nas veias. The Legend of Zelda: Majora’s Mask; Mario Tennis; Mario Kart 64; Donkey Kong 64; Paper Mario – a lista é quase interminável, e engloba quase todas as categorias de jogos.
 

Principais Acessórios

Rumble Pak

Rumble Pak

Outro inovador (e arrepiante) primeiro da Nintendo. Insira o Rumble Pak na parte de trás do controle do Nintendo 64 e você sentirá o poder do Nintendo 64. Os jogos compatíveis enviam sinais para o Rumble Pak que envia um pequeno motor para dentro doido, sacudindo o Rumble Pak e todo o joypad em seu mão. Quanto maior for o evento na tela, mais forte será a sensação – e você só precisa de duas pilhas AAA para cerca de 50-60 horas de diversão com feedback de força.

 

Transfer Pak

Como o nome sugere, o Transfer Pak permite que dados, pontuações altas, personagens e outros dados sejam transferidos entre seus Game Boy Color Game Paks e Nintendo 64. Há pouca coisa que supere a emoção de transferir seu Pokémon do Game Boy para o Nintendo 64 e torcendo por eles enquanto se chocam com os monstros dos amigos em 3D de tirar o fôlego. Magia!

A lista completa é:

Nintendo 64 – Mario Golf, Mario Tennis, Mickey’s Speedway USA, Pokémon Stadium, Pokémon Stadium 2

Game Boy – Mario Golf, Mario Tennis, Mickey’s Speedway USA, Pokémon Vermelho, Azul, Amarelo, Ouro, Prata e Cristal.

 

Pacote de controle

Pacote de controle

A maioria dos jogos do Nintendo 64 salvam seu progresso direto no pacote de jogos, mas outros exigem o uso dessa peça inteligente de plástico e metal, o pacote de controle. Não é apenas obrigatório para alguns títulos, pois também pode ser usado como um extra opcional para salvar repetições de corridas e pontuações altas e, em seguida, recarregar os dados no Nintendo 64 de um amigo. Um pacote de controlador tem espaço para 123 ‘páginas’ de salvar os dados do jogo.

 

Pacote de Expansão

Pacote de Expansão

Títulos selecionados do Nintendo 64 oferecem visuais maiores, melhores e mais brilhantes quando o Expansion Pak é encaixado na parte superior do sistema. Mas isso é apenas metade da história. Esta pequena placa de tecnologia adiciona 4 megabytes de memória ao Nintendo 64, que os desenvolvedores podem explorar e aprimorar gráficos. Talvez o jogo contenha níveis mais massivos; talvez seus inimigos sejam mais inteligentes; talvez o som seja mais nítido. Seja qual for o caso, você pode ter certeza de que os jogos compatíveis com Expansion Pak oferecerão muito retorno para seu investimento. (O Expansion Pak não terá efeito em jogos não compatíveis).

Donkey Kong 64 e The Legend of Zelda: Majora’s Mask requerem o uso do Expansion Pak. Perfect Dark funciona em um modo restrito sem o Expansion Pak.

 

Detalhes técnicos

   
CPU CPU RISC MIPS de 64 bits (série R4000 personalizada), Velocidade do clock: 93,75 MHz
Coprocessador RCP: SP (processador de som e gráfico) e DP (processador de desenho de pixels) incorporados, Velocidade do clock: 62,5 MHz
Processamento Gráfico Buffer Z, anti-aliasing, mapeamento de textura realista: interpolação de mapa MIP filtrado tri-linear, correção de perspectiva, mapeamento de ambiente
Memória RAMBUS D-RAM 36M bit, Velocidade de transferência: máximo de 4.500M bit / seg.
Exibição 256 x 224 ~ 640 x 480 pontos, suporte para modo entrelaçado sem tremulação
Tamanho Largura 260 mm, Profundidade 190 mm, Altura 73 mm
Peso 1,1 kg (2,42 lb.)
Cor / Saída Suporte para buffer de quadro em cores, saída de vídeo em cores de 21 bits

Tags

Youtube

Quer assistir vídeos incríveis?

Acesse nosso canal no Youtube

Conhece nosso canal no YOUTUBE?

Increva-se em nosso canal e não perca um vídeo
Clique aqui

Matérias Relacionadas