Super Nintendo

Super Nintendo Entertainment System, (Super NES ou SNES ou Super Nintendo) é um console de videogame de 16 bits desenvolvido pela Nintendo que foi lançado em 1990 no Japão, 1991 nos Estados Unidos, 1992 na Europa e Australásia (Oceania) e América do Sul em 1993.

Lançamento

O SNES pode ter consolidado sua posição como um dos melhores consoles da Nintendo, com um catálogo de software incomparável, mas seus primeiros dias estavam longe de ser estelares. Enquanto o Japão recebeu o console de braços abertos e uma pequena dose da histeria que caracterizava os lançamentos na época, no Ocidente, a Nintendo teve um início muito mais lento – em grande parte devido à Sega ter roubado uma marcha com o lançamento anterior de o Mega Drive (ou Genesis). Os anos seguintes foram muito mais amáveis ​​para o SNES ao lançar Super Mario World do que para Sonic the Hedgehog, mas na época do lançamento do SNES, o retorno do encanador foi visto como excessivamente iterativo, enquanto o mascote da Sega carregou o choque do novo. Coube ao F-Zero fornecer uma visão bastante convincente da forma das coisas por vir, embora fizesse parte de uma linha de lançamento fraco na Europa de apenas três jogos. E você pensou que o lançamento do Switch foi ruim.

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Um pouco da história

O SNES superou seu arquirrival, o Mega Drive, em uma guerra muito disputada e conquistou um lugar especial nos corações dos fãs por ser o lar de muitos dos melhores jogos 2D já feitos: clássicos como Super Metroid, Yoshi’s Island, Earthbound e Final Fantasy 6 são tão espetaculares agora quanto eram em seus dias. Talvez o maior legado do SNES, no entanto, seja o papel que desempenhou na cisão entre Sony e Nintendo. Um momento de arrogância corporativa da Nintendo – que era muito seu estilo na época – em relação a um add-on planejado para CD-ROM levou a Sony a seguir seu próprio caminho com o PlayStation. A Nintendo sentiria as repercussões dessa mudança para as gerações futuras, e não foi até o Wii que a empresa se encontraria em pé de igualdade – de certa forma – com o rival que ajudou a criar.
 

Poder gráfico

Poder gráfico
O DSP (Digital Signal Processor) embutido do Super Nintendo executa cálculos complicados em imagens do jogo em um piscar de olhos. Isso é responsável pelo ‘Modo 7’, a capacidade de pegar formas 2D pesadas e girá-las em três dimensões – permitindo que jogos como Super Mario Kart criem pistas pseudo-3D. No F-Zero extremamente rápido, isso é feito a velocidades que fizeram até o jogador mais corajoso tremer.
 

Biblioteca de jogos

Biblioteca de jogos
Alguns dos maiores jogos de fliperamas da Nintendo e personagens do NES retornam em grande estilo no Super Nintendo. Super Mario World; The Legend of Zelda: A Link to the Past; Donkey Kong Country; Super Metroid; Super Mario Kart … todos são considerados alguns dos melhores jogos em seus gêneros até hoje. Terceiros ajudaram a aumentar o catálogo total de jogos do Super Nintendo para mais de 500.
 

Controle

Snes Controle
Com base no design seminal do controlador NES, a Nintendo definiu o padrão para futuros controladores de videogame com o controlador Super Nintendo impecável. O confortável direcional retorna, mas dois botões extras e a aparência de dois botões superiores.
 

Super FX

Super FX
Os Game Paks contendo o chip Super FX – incluindo o estonteante título de estreia Star Wing – trouxeram polígonos apropriados para as telas de TV em um estilo de cair o queixo. Jogos posteriores, como Yoshi’s Island, usaram o chip Super FX 2 da próxima geração para deformar e dobrar formas da maneira mais agradável possível.
 

Principais Acessórios

Super Game Boy

Super Game Boy

Dê uma nova vida aos seus clássicos Game Boy Game Paks com o Super Game Boy, que projeta seu jogo portátil na tela grande. Não há necessidade de um sistema Game Boy – basta conectar o Game Pak ao Super Game Boy e pronto! Usando truques técnicos inteligentes, os títulos clássicos em preto e branco são rejuvenescidos em quatro, doze ou até 256 cores vibrantes – e você pode criar uma borda para seu jogo de Game Boy tão colorida e extravagante quanto sua imaginação permitir! Com o Super Game Boy 2, você pode vincular seu Super Nintendo e Game Boy Game Pak a outro Game Boy para fazer ligações. O Super Game Boy não é compatível com os Game Boy Color ou Game Boy Advance Game Paks.

 

Super Nintendo Score Master

Super Nintendo Score Master

Quando você precisa daquele controle um pouco extra de seus jogos do Super Nintendo, o Nintendo Score Master pode fazer isso. Encaixando-se diretamente na porta de controle do seu Super Nintendo, o Score Master apresenta uma base robusta que fica abaixo de um joystick enorme, além de seis botões de controle ampliados e reorganizados para acesso instantâneo. As funções Autofire, turbo e slow-mo completam o acessório ideal para o herói de pontuação alta.

 

Super Nintendo Mouse

Super Nintendo Mouse

Lançado junto com Mario Paint, o amigável Game Pak de criação de arte da Super Nintendo, o Super Nintendo Mouse permite que Van Goghs criem obras-primas inspiradas em Mario na tela com facilidade. Apresentando dois botões e conectando-se diretamente à porta 1 do controlador, o Nintendo Mouse é um mouse que você pode ter correndo pela mesa sem medo.

 

Detalhes técnicos

   
CPU Processador 65816 de 16 bits, 2,68 MHz
Processador gráfico 16 bits
Memória RAM: 1 Mbit, RAM de vídeo: 0,5 Mbit, Tamanho do carrinho: 2 Mbit – 48 Mbit
Exibição Resolução máxima de 512 x 448 pixels, 32.768 cores, 256 cores na tela, tamanho máximo do sprite de 64 x 64 pixels, 128 sprites na tela
Tamanho 200 mm x 72 mm x 242 mm
Saida de video RF, RGB, S-Video
Chip de som Sony SPC700 de 8 bits, 8 canais de som
Outras características Modo 7, duas portas de controlador

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